Skip links

Quando colocar o filho na creche?

A creche é o local onde a criança socializa, além de contribuir para desenvolvimento de uma série de habilidades motoras e emocionais. Especialistas apontam que a primeira infância é uma das etapas mais importantes da vida, já que é neste período — do nascimento aos 6 anos de idade — que são construídos os alicerces que servirão de base para que o ser humano atinja todo o seu potencial no futuro.

Mas qual seria a idade ideal para fazer a matrícula na creche? Isso vai depender de uma série de fatores que podem variar de acordo com cada família —  desde as necessidades dos pais até mesmo o grau de maturidade que se encontra a criança. Confira alguma dicas que vão ajudar a identificar o momento ideal.

Necessidade dos pais

O primeiro ponto que pesa na decisão de colocar a criança na creche é a necessidade dos pais. No Brasil, a licença-maternidade tem duração entre 120 e 180 dias. Durante esse período, no caso dos pais precisarem voltar ao trabalho e não terem com quem deixar o bebê, é importante que a família converse sobre as alternativas.

Qual a idade certa?

De acordo com a pediatra Eliana Terra, a partir dos 3 meses a criança já pode frequentar a creche. “Nesta fase o bebê tomou as primeiras vacinas”, explica a médica do colégio CEL e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria. Não há uma idade ideal que valha para todos os bebês.

No entanto, se a creche é opcional, é preciso que a família esteja atenta. Se o pequeno é muito apegado aos pais, o processo de adaptação pode ser um pouco mais demorado. Uma conversa com o pediatra que acompanha a criança pode ajudar a identificar o momento certo de colocar seu filho na creche.

Benefícios da creche

  • Desenvolvimento físico: Na primeira infância, a brincadeira é parte fundamental do desenvolvimento. Através de exercícios de psicomotricidade oferecidos por algumas creches, o bebê melhora o equilíbrio e a coordenação motora, conhece o corpo e o espaço ao redor. Além disso, a creche permite hábitos saudáveis de alimentação por meio de uma dieta adequada.
  • Desenvolvimento intelectual: A creche oferece diversas atividades que contribuem para o desenvolvimento intelectual da criança. O contato com jogos, brinquedos pedagógicos, músicas e histórias estimula a criatividade, a imaginação e melhora o vocabulário.
  • Socialização: O contato diário com outras crianças é um dos maiores benefícios da creche. Torna o pequeno mais sociável e contribui para ensinar valores importantes como o respeito aos coleguinhas, empatia, organização e hábitos de higiene. A creche também permite que a criança seja mais tolerante e aprenda a lidar melhor com os sentimentos.

Como escolher uma creche

Espaço e Estrutura

A creche deve ter uma estrutura adequada para receber as crianças. O espaço deve ser seguro e limpo. O berçário, por exemplo, precisa ter um local para acomodar a mãe no momento de amamentação. Cozinha, refeitório e espaço ao ar livre/parquinho, assim como a biblioteca e quadra de esportes são alguns dos itens que precisam ser avaliados no momento de escolha.

Atividades

A creche é um local para a criança se desenvolver e não apenas passar o tempo enquanto os pais estão no trabalho. Por isso, é importante que se conheça as atividades que o local oferece. Uma boa creche incentiva o trabalhos que contribuem para desenvolver a criatividade, como aqueles voltados para as artes, como pintura e desenho. Além disso, estimula a leitura com contação de histórias e atividades na biblioteca. Inglês, informática e música também devem estar no cronograma da pré-escola.

Vale lembrar que, assim como na escolha do colégio, os pais também devem conhecer a proposta pedagógica da instituição.

Comunicação

É importante que a família tenha um canal aberto com a coordenação. Assim, consegue tirar dúvidas e receber informações sobre qualquer imprevisto de forma rápida.

Equipe

Os pais também devem perguntar sobre a qualificação dos professores e auxiliares.  Segundo o Ministério da Educação, os profissionais que trabalham na pré-escola devem ter como base mínima formação no Ensino Médio com iniciação em magistério.
Outros pontos que precisam pesar na decisão são se os pais podem participar da adaptação e como a creche lida com os conflitos, além da forma como as crianças são tratadas. Acolhimento, respeito e carinho também são diferenciais importantes que contribuem para o desenvolvimento.

Portal Acadêmico

Para acessar o Portal Acadêmico insira seu usuário e senha.

Dúvidas? Envie um e-mail para: [email protected]

Portal acadêmico em manutenção.


No momento o serviço está fora do ar para uma manutenção obrigatória.
Agradecemos sua paciência enquanto realizamos as mudanças necessárias.

You have Successfully Subscribed!