Skip links

Como criar bons hábitos para dormir: 0 a 3 meses

O sono é parte fundamental na vida do bebê, já que é um dos principais fatores para o crescimento e consolidação da memória. Criar bons hábitos para dormir, desde os primeiros meses de vida, pode ajudar a amenizar as noites em claro da família.

Veja algumas dicas para tornar o sono dos bebês de 0 a 3 meses mais tranquilo.

Quantas horas de sono por dia?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, os bebês de 0 a 3 meses podem chegar a 18 horas de descanso por dia. No entanto, apesar de o tempo ser muito maior do que o dos adultos, os períodos são mais curtos. Ao invés de ciclos longos, o sono dos recém-nascidos é desorganizado, com duração entre 1h e 4h, intercalados com momentos de atividade que podem chegar a 2h.

Criando uma rotina

Embora possa parecer muito cedo, é importante habituar o recém-nascido com uma rotina para dormir. São alguns passos simples, mas que podem fazer toda a diferença para que o bebê vá crescendo e se acostumado a ter uma noite tranquila de sono e, assim, se desenvolver melhor.

Quando muito pequena, a criança não consegue ainda distinguir o dia da noite como os adultos. Com isso, ela vai continuar seguindo a mesma rotina de descanso de quando ainda estava dentro do útero materno.  Conforme ela vai crescendo, com orientação dos pais, os horários de sono vão se ajustando.

A família pode ajudar seguindo alguns passos:

  • Bebê ativo: enquanto estiver acordado, a família deve interagir com o bebê. As brincadeiras vão ajudá-lo a prolongar o tempo em atividade e, por consequência, ter períodos maiores de sono durante a noite. Porém, é importante estar atento aos sinais de cansaço. A exaustão pode ter efeito contrário, tornando-o irritadiço e, consequentemente, com dificuldade para dormir.
  • Luz: durante o dia, deixe a luz do sol entrar na casa. Já à noite, a claridade deve ser diminuída. A melatonina, hormônio responsável pelo sono, é influenciada pela luminosidade. O mesmo serve nos momentos de amamentação durante a noite. A meia-luz é a melhor opção para não despertar o bebê na madrugada.
  • Barulho: os sons da casa não devem deixar de existir com a chegada do bebê. Durante o dia, é importante que ele perceba que há movimento. Conversas, uso de eletrodomésticos e outras atividades — tudo isso deve acontecer naturalmente durante o dia.  Já à noite, o volume deve ser diminuído.
  • Berço:  um bom método para fazer com que o bebê se acostume a dormir no berço é colocá-lo quando ele ainda está cansado. O mesmo acontece de madrugada, quando acorda, mas ainda está sonolento. Esperar que ele adormeça sozinho, antes de colocá-lo no colo, gerando o entendimento de que está no local seguro para descansar.

Como a creche pode ajudar

A creche também pode ajudar no processo de educar a criança para dormir melhor, já que aos 3 meses é possível fazer a matrícula se os pais desejarem.

Confira este artigo que escrevemos anteriormente: Quando colocar o filho na creche?

“Como o bebê é mais estimulado durante o dia, costuma ficar mais cansado à noite quando volta para casa”, explica a pediatra Eliana Terra. “Assim, ele consegue ter uma noite de sono mais tranquila”.

Portal Acadêmico

Para acessar o Portal Acadêmico insira seu usuário e senha.

Dúvidas? Envie um e-mail para: [email protected]

Portal acadêmico em manutenção.


No momento o serviço está fora do ar para uma manutenção obrigatória.
Agradecemos sua paciência enquanto realizamos as mudanças necessárias.

You have Successfully Subscribed!