CEL e PUC-Rio se unem no combate à Covid-19

A pandemia causada pelo novo coronavírus deixou o mundo inteiro em estado de alerta e obrigou milhões de pessoas a mudar seu estilo de vida, tornando o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) ainda mais comum e necessário.

 

Porém, a maior demanda por esse de material vem da linha de frente do combate ao vírus. Enfermeiros, médicos e outros profissionais da Saúde vivem o desafio diário de acolher e tratar aqueles que são acometidos pela Covid-19, sem também contraírem a doença.

 

Pensando nisso, o CEL Intercultural School firmou uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), de modo a emprestar seus aparelhos de impressão em formato 3D à produção de equipamentos de proteção individual.

 

Tecnologia em prol do SUS

 

Por meio deste empréstimo, os laboratórios do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio têm a oportunidade de ampliar e diversificar a produção desses equipamentos de proteção – processo que teve início em Abril deste ano.

 

Ao todo, já foram produzidos mais de 19 mil itens, como capotes, máscaras, válvulas e viseiras. O destino dos equipamentos é a rede do SUS (o Sistema Único de Saúde), onde acredita-se que haja a maior carência pelo fornecimento deles.

 

Quer saber mais esse projeto e as possibilidades de colaboração?

 

Envie um e-mail para [email protected],.g12.br!

 

Juntos, ainda que distantes, venceremos essa pandemia!

Rolar para cima

Portal Acadêmico

Para acessar o Portal Acadêmico insira seu usuário e senha.

Dúvidas? Envie um e-mail para: [email protected]

Portal acadêmico em manutenção.


No momento o serviço está fora do ar para uma manutenção obrigatória.
Agradecemos sua paciência enquanto realizamos as mudanças necessárias.

Nossa história

“O CEL nasceu de um grande ideal e de uma grande paixão pela educação. De uma paixão que antecede a minha própria história. História de Antônia Vargas Cuquejo, a avó do CEL. A grande avó que, além de educar, trazia sonhos contando histórias. Antônia Vargas Cuquejo, fundadora do CEL, ajudava a realizar os sonhos.

A história do CEL está, também, ligada à história da vida de Antônio Fernandes Cuquejo nosso querido fundador.

Falar do CEL é falar da pipa vermelha. A pipa é o símbolo do CEL.

É vermelha porque representa a ação, a luta, a coragem, o dinamismo, o sangue, o guerreiro, a força, a fé e o amor.

Quando idealizei a pipa como símbolo para o CEL estava pensando em educação. A pipa anseia por grandes voos, pela liberdade… Mas como é feita de material muito delicado não pode ser exposta sem cuidados. A pipa precisa ser resguardada das intempéries da vida. Precisa ser recolhida diante dos grandes perigos.”

“Aos quatorze anos, cheia de sonhos, comecei a trabalhar numa pequena escola. Alimentados os sonhos, apaixonei-me. Tornou-se, então, impossível libertar-me dessa paixão pela educação.

Cada vez mais acreditando, segui. Continuei… 

Então, o CEL nasceu. Nasceu há mais de três décadas. Nasceu numa casa no Jardim Botânico. Éramos, então, uma pequena constelação. Uma constelação de apenas treze estrelas, mas com uma marca muito forte. Uma marca determinada com direção ascendente.

É porque acreditamos tanto no CEL…

É porque cuidamos tanto do CEL…

Tenho certeza de que daqui a alguns anos, olharemos para o céu e, a olho nu, poderemos constatar uma nova constelação – A Pipa.

As estrelas são vocês, professores e alunos que tanto ajudaram a construir o CEL. Muito obrigada por tudo.” 

Eliete Baptista Lopes

Fundadora do colégio

Agende sua visita!