CEL Intercultural School é reconhecida como Escola do Caráter do estado do Rio

A partir deste ano, o CEL Intercultural School passa a carregar consigo um dos títulos mais importantes da Educação do Caráter no mundo. É o de “Rio de Janeiro School of Character, que o consolida como referência para outras instituições do estado do Rio.

A certificação é concedida pela organização estadunidense Character.org, a instituições de ensino que promovem ações contínuas de formação do caráter para toda a comunidade escolar e que estejam alinhadas aos 11 princípios da Cultura do Caráter.

Das 76 instituições escolhidas este ano, somente duas estão fora dos Estados Unidos da América (EUA). No Brasil, o CEL se destaca como a única instituição do país a receber essa honraria e vai representá-lo no pleito da certificação a nível nacional.

Se for bem sucedido, o Colégio vai se tornar o primeiro do Brasil a obter o título de National School of Character – ou Escola Nacional do Caráter – e vai se projetar ainda mais como uma das referências globais nessa metodologia educacional.

Trajetória ascendente

A Educação do Caráter é utilizada em instituições de ensino dos EUA há mais de 20 anos e contempla todo o ambiente escolar. Previne bullying, estimula a responsabilidade social, incentiva a consciência ambiental e desenvolve habilidades socioemocionais.

Desde 2018, o CEL vem realizando diversas atividades que integram a formação de valores humanos universais à rotina de estudantes, seus familiares e profissionais. O resultado é, além da melhoria no desempenho acadêmico geral, uma percepção mais apurada de como causar um impacto positivo em todas as esferas da sociedade.

Além disso, o reconhecimento como State School of Character não foi a primeira honraria concedida ao CEL pela Character.org. Por dois anos seguidos, o Colégio teve ações consagradas na lista de práticas promissoras da organização.

Parabenizamos as escolas que conquistaram o selo de State School of Character, mesmo em um ano cheio de desafios. Professores e pais trabalharam juntos, para que cada criança entenda, se preocupe e pratique os valores que formam o coração de cada família e da escola”, afirma o presidente da Character.org, Arthur  Schwartz.

Outras informações:

cel.com.br/contato-imprensa (Assessoria de Imprensa)

Rolar para cima

Portal Acadêmico

Para acessar o Portal Acadêmico insira seu usuário e senha.

Dúvidas? Envie um e-mail para: [email protected]

Portal acadêmico em manutenção.


No momento o serviço está fora do ar para uma manutenção obrigatória.
Agradecemos sua paciência enquanto realizamos as mudanças necessárias.

Nossa história

“O CEL nasceu de um grande ideal e de uma grande paixão pela educação. De uma paixão que antecede a minha própria história. História de Antônia Vargas Cuquejo, a avó do CEL. A grande avó que, além de educar, trazia sonhos contando histórias. Antônia Vargas Cuquejo, fundadora do CEL, ajudava a realizar os sonhos.

A história do CEL está, também, ligada à história da vida de Antônio Fernandes Cuquejo nosso querido fundador.

Falar do CEL é falar da pipa vermelha. A pipa é o símbolo do CEL.

É vermelha porque representa a ação, a luta, a coragem, o dinamismo, o sangue, o guerreiro, a força, a fé e o amor.

Quando idealizei a pipa como símbolo para o CEL estava pensando em educação. A pipa anseia por grandes voos, pela liberdade… Mas como é feita de material muito delicado não pode ser exposta sem cuidados. A pipa precisa ser resguardada das intempéries da vida. Precisa ser recolhida diante dos grandes perigos.”

“Aos quatorze anos, cheia de sonhos, comecei a trabalhar numa pequena escola. Alimentados os sonhos, apaixonei-me. Tornou-se, então, impossível libertar-me dessa paixão pela educação.

Cada vez mais acreditando, segui. Continuei… 

Então, o CEL nasceu. Nasceu há mais de três décadas. Nasceu numa casa no Jardim Botânico. Éramos, então, uma pequena constelação. Uma constelação de apenas treze estrelas, mas com uma marca muito forte. Uma marca determinada com direção ascendente.

É porque acreditamos tanto no CEL…

É porque cuidamos tanto do CEL…

Tenho certeza de que daqui a alguns anos, olharemos para o céu e, a olho nu, poderemos constatar uma nova constelação – A Pipa.

As estrelas são vocês, professores e alunos que tanto ajudaram a construir o CEL. Muito obrigada por tudo.” 

Eliete Baptista Lopes

Fundadora do colégio

Agende sua visita!