Como criar bons hábitos para dormir: 0 a 3 meses

O sono é parte fundamental na vida do bebê, já que é um dos principais fatores para o crescimento e consolidação da memória. Criar bons hábitos para dormir, desde os primeiros meses de vida, pode ajudar a amenizar as noites em claro da família.

Veja algumas dicas para tornar o sono dos bebês de 0 a 3 meses mais tranquilo.

Quantas horas de sono por dia?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, os bebês de 0 a 3 meses podem chegar a 18 horas de descanso por dia. No entanto, apesar de o tempo ser muito maior do que o dos adultos, os períodos são mais curtos. Ao invés de ciclos longos, o sono dos recém-nascidos é desorganizado, com duração entre 1h e 4h, intercalados com momentos de atividade que podem chegar a 2h.

Criando uma rotina

Embora possa parecer muito cedo, é importante habituar o recém-nascido com uma rotina para dormir. São alguns passos simples, mas que podem fazer toda a diferença para que o bebê vá crescendo e se acostumado a ter uma noite tranquila de sono e, assim, se desenvolver melhor.

Quando muito pequena, a criança não consegue ainda distinguir o dia da noite como os adultos. Com isso, ela vai continuar seguindo a mesma rotina de descanso de quando ainda estava dentro do útero materno.  Conforme ela vai crescendo, com orientação dos pais, os horários de sono vão se ajustando.

A família pode ajudar seguindo alguns passos:

  • Bebê ativo: enquanto estiver acordado, a família deve interagir com o bebê. As brincadeiras vão ajudá-lo a prolongar o tempo em atividade e, por consequência, ter períodos maiores de sono durante a noite. Porém, é importante estar atento aos sinais de cansaço. A exaustão pode ter efeito contrário, tornando-o irritadiço e, consequentemente, com dificuldade para dormir.
  • Luz: durante o dia, deixe a luz do sol entrar na casa. Já à noite, a claridade deve ser diminuída. A melatonina, hormônio responsável pelo sono, é influenciada pela luminosidade. O mesmo serve nos momentos de amamentação durante a noite. A meia-luz é a melhor opção para não despertar o bebê na madrugada.
  • Barulho: os sons da casa não devem deixar de existir com a chegada do bebê. Durante o dia, é importante que ele perceba que há movimento. Conversas, uso de eletrodomésticos e outras atividades — tudo isso deve acontecer naturalmente durante o dia.  Já à noite, o volume deve ser diminuído.
  • Berço:  um bom método para fazer com que o bebê se acostume a dormir no berço é colocá-lo quando ele ainda está cansado. O mesmo acontece de madrugada, quando acorda, mas ainda está sonolento. Esperar que ele adormeça sozinho, antes de colocá-lo no colo, gerando o entendimento de que está no local seguro para descansar.

Como a creche pode ajudar

A creche também pode ajudar no processo de educar a criança para dormir melhor, já que aos 3 meses é possível fazer a matrícula se os pais desejarem.

Confira este artigo que escrevemos anteriormente: Quando colocar o filho na creche?

“Como o bebê é mais estimulado durante o dia, costuma ficar mais cansado à noite quando volta para casa”, explica a pediatra Eliana Terra. “Assim, ele consegue ter uma noite de sono mais tranquila”.

Rolar para cima

Tour
Virtual

Escolha uma das nossas unidades, navegue livremente de forma virtual e conheça nossa incrível estrutura em um tour virtual de 360º!

Portal Acadêmico do Professor

Para acessar o Portal Acadêmico do Professor, insira seu usuário e senha.

Portal acadêmico em manutenção.


No momento o serviço está fora do ar para uma manutenção obrigatória.
Agradecemos sua paciência enquanto realizamos as mudanças necessárias.

Nossa história

“O CEL nasceu de um grande ideal e de uma grande paixão pela educação. De uma paixão que antecede a minha própria história. História de Antônia Vargas Cuquejo, a avó do CEL. A grande avó que, além de educar, trazia sonhos contando histórias. Antônia Vargas Cuquejo, fundadora do CEL, ajudava a realizar os sonhos.

A história do CEL está, também, ligada à história da vida de Antônio Fernandes Cuquejo nosso querido fundador.

Falar do CEL é falar da pipa vermelha. A pipa é o símbolo do CEL.

É vermelha porque representa a ação, a luta, a coragem, o dinamismo, o sangue, o guerreiro, a força, a fé e o amor.

Quando idealizei a pipa como símbolo para o CEL estava pensando em educação. A pipa anseia por grandes voos, pela liberdade… Mas como é feita de material muito delicado não pode ser exposta sem cuidados. A pipa precisa ser resguardada das intempéries da vida. Precisa ser recolhida diante dos grandes perigos.”

“Aos quatorze anos, cheia de sonhos, comecei a trabalhar numa pequena escola. Alimentados os sonhos, apaixonei-me. Tornou-se, então, impossível libertar-me dessa paixão pela educação.

Cada vez mais acreditando, segui. Continuei… 

Então, o CEL nasceu. Nasceu há mais de três décadas. Nasceu numa casa no Jardim Botânico. Éramos, então, uma pequena constelação. Uma constelação de apenas treze estrelas, mas com uma marca muito forte. Uma marca determinada com direção ascendente.

É porque acreditamos tanto no CEL…

É porque cuidamos tanto do CEL…

Tenho certeza de que daqui a alguns anos, olharemos para o céu e, a olho nu, poderemos constatar uma nova constelação – A Pipa.

As estrelas são vocês, professores e alunos que tanto ajudaram a construir o CEL. Muito obrigada por tudo.” 

Eliete Baptista Lopes

Fundadora do colégio

Agende sua visita!