Leitura é a melhor aliada no ensino de Inglês para crianças

O prazer da leitura deve ser despertado logo na infância. Ler faz parte da formação cultural e estimula a imaginação, ao proporcionar a descoberta de diferentes culturas, além de ampliar o conhecimento e enriquecer o vocabulário. O mergulho na literatura é uma prática extremamente importante para desenvolver o raciocínio, o senso crítico e a capacidade de interpretação.

Dentro do programa de Inglês, o CEL International School torna o hábito da leitura presente desde o 2º ano do  Ensino Fundamental I. Os alunos, com faixa etária a partir de 7 anos, têm contato com os livros paradidáticos de Língua Inglesa. Este tipo de literatura, também conhecida como readers, é uma grande aliada pedagógica, ao mostrar de forma lúdica diversos ensinamentos que estimulam a criatividade e desperta o prazer em ler.

Entre os livros estão alguns dos mais conhecidos do mundo no ensino de Inglês para as crianças:

  • Callum, the Caterpillar, da autora Jane Cadwallader
  • Smellybear, do autor John Foley
  • Teamwork, dos autores Brendan Dunne e Robin Newton
  • Pedro’s Project, da autora Aurora Martorel
Atividade é realizada na biblioteca. Objetivo é despertar interesse das crianças na leitura (Foto: Divulgação)

A leitura dos readers busca aprimorar o desenvolvimento do vocabulário de Inglês de maneira agradável, o que chamamos de improve. Também fortalece o desenvolvimento dos valores do CEL International School junto às crianças. Integridade, solidariedade e respeito são alguns dos temas abordados nas obras.

Os readers são trabalhados em várias etapas com as crianças. Na parte inicial, os alunos observam a capa e podem pensar sobre o tipo de conteúdo que o livro vai falar. Em paralelo, na fase preliminar, também começam a conhecer os autores e imaginar os motivos do nome do livro.

Em seguida, os alunos identificam as palavras cognatas, aquelas cujo som e grafia são parecidos com as escritas em Português, como forest, project e team. Ao ler o livro, os alunos também apontam as palavras que não são parecidas com a Língua Portuguesa, mas eles já conhecem por terem ouvido falar a respeito anteriormente. Também são lembrados conteúdos gramaticais específicos, como os pronomes e verbos.

Relacionamos mentalmente as palavras com as ilustrações dos livros e, a partir daí o aluno começa a tirar suas próprias conclusões sobre as palavras novas que apareceram, procurando, no conjunto, abstrair a mensagem do texto sem precisar traduzi-lo. A tradução para o Português é o último recurso que deve ser utilizado para a compreensão de uma língua estrangeira.

 Readers fazem as crianças repensarem atitudes

Por fim, utilizamos os CDs que acompanham os readers dos alunos. Com a narração das histórias, os livros ficam muito mais interessantes e a memorização das palavras ocorre de maneira natural.  

Dessa forma, os readers servem como instrumento para um trabalho educativo de qualidade, desenvolvendo a habilidade na nova língua, mas também valores éticos e morais ao trazer discussões acerca da aprendizagem de fatos que acontecem no nosso cotidiano. Além de ser um aliado importante no ensino, os readers fazem as crianças repensarem atitudes para com os colegas, professores e família.

* Isabela Fanni é professora do CEL International School, coordenadora de Língua Inglesa da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I

Quer conhecer todas as atividades do ensino de Inglês desenvolvidas no CEL International School? Agende uma visita. Ligue para (21) 2266-3660

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima

Tour
Virtual

Escolha uma das nossas unidades, navegue livremente de forma virtual e conheça nossa incrível estrutura em um tour virtual de 360º!

Portal Acadêmico

Para acessar o Portal Acadêmico insira seu usuário e senha.

Dúvidas? Envie um e-mail para: [email protected]

Portal acadêmico em manutenção.


No momento o serviço está fora do ar para uma manutenção obrigatória.
Agradecemos sua paciência enquanto realizamos as mudanças necessárias.

Nossa história

“O CEL nasceu de um grande ideal e de uma grande paixão pela educação. De uma paixão que antecede a minha própria história. História de Antônia Vargas Cuquejo, a avó do CEL. A grande avó que, além de educar, trazia sonhos contando histórias. Antônia Vargas Cuquejo, fundadora do CEL, ajudava a realizar os sonhos.

A história do CEL está, também, ligada à história da vida de Antônio Fernandes Cuquejo nosso querido fundador.

Falar do CEL é falar da pipa vermelha. A pipa é o símbolo do CEL.

É vermelha porque representa a ação, a luta, a coragem, o dinamismo, o sangue, o guerreiro, a força, a fé e o amor.

Quando idealizei a pipa como símbolo para o CEL estava pensando em educação. A pipa anseia por grandes voos, pela liberdade… Mas como é feita de material muito delicado não pode ser exposta sem cuidados. A pipa precisa ser resguardada das intempéries da vida. Precisa ser recolhida diante dos grandes perigos.”

“Aos quatorze anos, cheia de sonhos, comecei a trabalhar numa pequena escola. Alimentados os sonhos, apaixonei-me. Tornou-se, então, impossível libertar-me dessa paixão pela educação.

Cada vez mais acreditando, segui. Continuei… 

Então, o CEL nasceu. Nasceu há mais de três décadas. Nasceu numa casa no Jardim Botânico. Éramos, então, uma pequena constelação. Uma constelação de apenas treze estrelas, mas com uma marca muito forte. Uma marca determinada com direção ascendente.

É porque acreditamos tanto no CEL…

É porque cuidamos tanto do CEL…

Tenho certeza de que daqui a alguns anos, olharemos para o céu e, a olho nu, poderemos constatar uma nova constelação – A Pipa.

As estrelas são vocês, professores e alunos que tanto ajudaram a construir o CEL. Muito obrigada por tudo.” 

Eliete Baptista Lopes

Fundadora do colégio

Agende sua visita!