Dias de imersão na educação da Finlândia

Nos dias 14 e 15 de março, o CEL Intercultural School recebeu uma comitiva de representantes da educação da Finlândia, uma das melhores do mundo. A professora Krista Jokinen, especialista em língua e literatura finlandesa, ciências da saúde e estudos de mídia, o empresário Peter Vesterbacka e a empreendedora Bambi Dang fizeram treinamento para os docentes e palestras para os alunos do Grupo Sinergia Educação.

Lucimar Motta, diretora acadêmica do grupo, esteve ano passado na Finlândia, numa imersão no ensino local e pôde conhecer melhor o sistema educacional do país.

– A valorização do professor por toda a sociedade e a preocupação com a formação inicial e continuada docente são aspectos fundamentais para o sucesso do modelo educacional finlandês, assim como a filosofia de ensino, que enfatiza o desenvolvimento da autonomia, do protagonismo do estudante e do trabalho colaborativo. Em todas as escolas, universidades e hubs de inovação que visitei, esses pilares podiam ser facilmente observados em cada ação – destaca Lucimar.

Segundo o ranking do último Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), que é feito desde 2000, a Finlândia aparece em segundo lugar na alfabetização em leitura empatada com o Canadá entre os países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Nesta edição do exame foi o sexto do mundo no quesito educação.

Por todas estas razões, o modelo educacional finlandês é reconhecido em todo o mundo:

– A imersão na Finlândia tinha como objetivos principais conhecer algumas práticas bem-sucedidas que inspiram o processo de melhoria contínua de nossas escolas, bem como buscar parcerias para a oferta de formação docente de qualidade e possibilidades de expansão cultural, educacional e profissional aos nossos alunos, permitindo que atinjam seus objetivos, sejam eles quais forem. Receber o time da Finest Future no CEL e no Franco é uma honra para nós – acrescenta a diretora acadêmica do Grupo Sinergia Educação.

Outras informações sobre o CEL Intercultural School podem ser obtidas na internet, por meio da página cujo endereço é cel.com.br e por meio do envio de mensagens de e-mail ao [email protected].

Rolar para cima

Tour
Virtual

Escolha uma das nossas unidades, navegue livremente de forma virtual e conheça nossa incrível estrutura em um tour virtual de 360º!

Portal Acadêmico do Professor

Para acessar o Portal Acadêmico do Professor, insira seu usuário e senha.

Portal acadêmico em manutenção.


No momento o serviço está fora do ar para uma manutenção obrigatória.
Agradecemos sua paciência enquanto realizamos as mudanças necessárias.

Nossa história

“O CEL nasceu de um grande ideal e de uma grande paixão pela educação. De uma paixão que antecede a minha própria história. História de Antônia Vargas Cuquejo, a avó do CEL. A grande avó que, além de educar, trazia sonhos contando histórias. Antônia Vargas Cuquejo, fundadora do CEL, ajudava a realizar os sonhos.

A história do CEL está, também, ligada à história da vida de Antônio Fernandes Cuquejo nosso querido fundador.

Falar do CEL é falar da pipa vermelha. A pipa é o símbolo do CEL.

É vermelha porque representa a ação, a luta, a coragem, o dinamismo, o sangue, o guerreiro, a força, a fé e o amor.

Quando idealizei a pipa como símbolo para o CEL estava pensando em educação. A pipa anseia por grandes voos, pela liberdade… Mas como é feita de material muito delicado não pode ser exposta sem cuidados. A pipa precisa ser resguardada das intempéries da vida. Precisa ser recolhida diante dos grandes perigos.”

“Aos quatorze anos, cheia de sonhos, comecei a trabalhar numa pequena escola. Alimentados os sonhos, apaixonei-me. Tornou-se, então, impossível libertar-me dessa paixão pela educação.

Cada vez mais acreditando, segui. Continuei… 

Então, o CEL nasceu. Nasceu há mais de três décadas. Nasceu numa casa no Jardim Botânico. Éramos, então, uma pequena constelação. Uma constelação de apenas treze estrelas, mas com uma marca muito forte. Uma marca determinada com direção ascendente.

É porque acreditamos tanto no CEL…

É porque cuidamos tanto do CEL…

Tenho certeza de que daqui a alguns anos, olharemos para o céu e, a olho nu, poderemos constatar uma nova constelação – A Pipa.

As estrelas são vocês, professores e alunos que tanto ajudaram a construir o CEL. Muito obrigada por tudo.” 

Eliete Baptista Lopes

Fundadora do colégio

Agende sua visita!