É sempre muito gratificante quando proporcionamos, aos nossos alunos, atividades que os coloquem mais próximos da realidade. E o nosso 6º ano teve vivenciou uma experiência que sempre gera sentimentos como solidariedade, curiosidade, raciocínio e animação: O estudo em campo no mercado.
- – Ao levar alunos e alunas ao mercado, nosso intuito é fomentar o desenvolvimento de aptidões práticas em gerenciamento financeiro, concomitantemente ao aprimoramento de habilidades linguísticas. Através da contextualização proporcionada por uma situação cotidiana, como a visita ao mercado, pôde-se abordar temas que vão desde a organização de uma lista de compras, orçamento e aplicação de descontos, até a exploração do vocabulário em língua inglesa presente nas embalagens dos produtos, assim como expressões importantes no momento das compras.- explica Adriana Litaiff, coordenadora geral dos Ensino Fundamental Anos Finais.
Professora de Matemática, Suelen Vieira destaca que o trabalho de Educação Financeira nessa atividade se dá sobre o pilar da consumo consciente. Os alunos tiveram a oportunidade de gerenciar tempo e recursos para simular a compra de alimentos para um grupo de 5 ou 6 pessoas se manterem por uma semana.
– Com isso eles perceberam a importância: do planejamento, através da lista pré-definida; do juízo de valor, com relação às marcas consumidas e seu custo-benefício; e a colaboração entre pares, para que todos pudessem desfrutar dos produtos selecionados. No retorno à escola os grupos puderam conversar sobre as dificuldades, preços e estratégias para comprarem o essencial. Puderam, inclusive, usar de solidariedade ao compartilharem com outros grupos menos favorecidos os recursos não utilizados. Certamente é uma experiência que ficará marcada para que nossas pipinhas voem alto também em suas finanças – detalha Suelen.
Os alunos da nossa unidade do Norte Shopping participaram dessa atividade no Carrefour, os da Barra da Tijuca foram à Rede Economia, enquanto os da Maria Angélica estiveram no Crismar.