Orgulho e emoção na MOBFOG

No dia 3 de maio, os nossos alunos foram desafiados a participar da emocionante MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes), uma iniciativa da renomada Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O propósito da MOBfog é inspirar os estudantes, do Ensino Fundamental ao Médio, a explorarem os princípios da Física, Química e Engenharia, através da empolgante jornada de construção e lançamento de foguetes.

Foi uma tarde repleta de descobertas e imersão no mundo fascinante da Astronáutica, Física, Engenharia, Astronomia e Ciências Correlatas. Os alunos puderam dar vida aos seus projetos de foguetes e agora estão na expectativa para ver os resultados de seus esforços.

– A cada ano, nossos alunos nos enchem de orgulho com suas conquistas. Desta vez, nos reunimos na UFRJ (na Ilha do Fundão) para o lançamento dos foguetes destinados à MOBFOG. Como esperávamos, o evento foi um sucesso. Esse sucesso não se resume apenas à distância alcançada pelos foguetes ou às inevitáveis medalhas que virão, mas também se fundamenta no trabalho em equipe, na motivação intrínseca de cada um deles e na generosidade mútua que transbordava entre todos os participantes – destacou Adriana Litaiff, nossa coordenadora geral do Ensino Fundamental Anos Finais e das 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio.

Alunos do 8º ano ao 2° ano do Ensino Médio, de todas as nossas unidades, se inscreveram no projeto. O desafio que eles enfrentaram foi conceber foguetes utilizando materiais recicláveis, especialmente garrafas PET, aplicando métodos de pressurização variados de acordo com seu nível escolar, com o objetivo final de lançá-los e alcançar o máximo alcance possível.

– O evento representou não apenas uma oportunidade para os alunos colocarem em prática seus conhecimentos teóricos, mas também um momento de aprendizado colaborativo e estimulante, onde puderam vivenciar na prática os princípios científicos e tecnológicos envolvidos na construção e lançamento de foguetes. Além disso, a MOBFOG se destaca como uma atividade inclusiva, promovendo a participação de todos os alunos, independentemente de suas habilidades, fortalecendo assim o espírito de inclusão e diversidade – destacou a professora Rosângela Nezi.

Akira Okada Júnior, professor de Maker e orientador da construção de foguetes dos alunos do Norte Shopping, falou da animação das pipinhas:

Desde o início do ano, os alunos têm comentado sobre o evento do lançamento de foguetes da MOBFOG. Eles demonstraram interesse já que é um evento do qual a escola participa há alguns anos. Com o início das construções dos foguetes no “contraturno”, os alunos do 9º ano partilharam suas experiências sobre o evento, socializando e ajudando os alunos novos do evento. O engajamento foi incrível, e todos foram proativos em buscar soluções criativas para a construção de cada estrutura do foguete até o seu lançamento. No dia do lançamento, os alunos estavam nervosos, mas confiantes na qualidade do artefato construído. O desempenho de todos foi incrível e esperamos a medalha de ouro para a grande maioria.

O professor Gustavo Araújo também ficou feliz com o desempenho dos alunos:

– É uma oportunidade de alimentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins. Os alunos tiveram a oportunidade de elaborar projetos, pesquisando e colocando em prática os seus conhecimentos para um melhor e mais efetivo design do foguete. Os alunos se inscreveram voluntariamente na Mostra e utilizaram o tempo com os professores para tirar dúvidas e alinhar seus projetos. O dia dos lançamentos foi muito proveitoso, com todos dando o máximo e, com certeza, conquistaremos bons resultados.

Rolar para cima

Tour
Virtual

Escolha uma das nossas unidades, navegue livremente de forma virtual e conheça nossa incrível estrutura em um tour virtual de 360º!

Portal Acadêmico do Professor

Para acessar o Portal Acadêmico do Professor, insira seu usuário e senha.

Portal acadêmico em manutenção.


No momento o serviço está fora do ar para uma manutenção obrigatória.
Agradecemos sua paciência enquanto realizamos as mudanças necessárias.

Nossa história

“O CEL nasceu de um grande ideal e de uma grande paixão pela educação. De uma paixão que antecede a minha própria história. História de Antônia Vargas Cuquejo, a avó do CEL. A grande avó que, além de educar, trazia sonhos contando histórias. Antônia Vargas Cuquejo, fundadora do CEL, ajudava a realizar os sonhos.

A história do CEL está, também, ligada à história da vida de Antônio Fernandes Cuquejo nosso querido fundador.

Falar do CEL é falar da pipa vermelha. A pipa é o símbolo do CEL.

É vermelha porque representa a ação, a luta, a coragem, o dinamismo, o sangue, o guerreiro, a força, a fé e o amor.

Quando idealizei a pipa como símbolo para o CEL estava pensando em educação. A pipa anseia por grandes voos, pela liberdade… Mas como é feita de material muito delicado não pode ser exposta sem cuidados. A pipa precisa ser resguardada das intempéries da vida. Precisa ser recolhida diante dos grandes perigos.”

“Aos quatorze anos, cheia de sonhos, comecei a trabalhar numa pequena escola. Alimentados os sonhos, apaixonei-me. Tornou-se, então, impossível libertar-me dessa paixão pela educação.

Cada vez mais acreditando, segui. Continuei… 

Então, o CEL nasceu. Nasceu há mais de três décadas. Nasceu numa casa no Jardim Botânico. Éramos, então, uma pequena constelação. Uma constelação de apenas treze estrelas, mas com uma marca muito forte. Uma marca determinada com direção ascendente.

É porque acreditamos tanto no CEL…

É porque cuidamos tanto do CEL…

Tenho certeza de que daqui a alguns anos, olharemos para o céu e, a olho nu, poderemos constatar uma nova constelação – A Pipa.

As estrelas são vocês, professores e alunos que tanto ajudaram a construir o CEL. Muito obrigada por tudo.” 

Eliete Baptista Lopes

Fundadora do colégio

Agende sua visita!