CEL Intercultural School é a 1ª do país a receber o certificado internacional de Escola do Caráter

No Brasil, as escolas, cada vez mais, precisam oferecer muito além de ensino. Em meio à crise vivida pela sociedade no que diz respeito a valores éticos e comportamentais, ajudar na formação do caráter e cidadão se torna uma diretriz fundamental nos dias atuais. Pois o CEL Intercultural School conquistou um feito e tanto nesse sentido. O colégio foi coroado com a certificação Escola do Caráter, pela Character.org. Trata-se de uma ONG sediada em Washington, nos EUA, e responsável por validar, credenciar e certificar as melhores iniciativas nesse sentido em todo o mundo. É a primeira vez que uma escola brasileira ganha esse reconhecimento.

  • O caráter molda o destino dos nossos filhos, e os torna boas pessoas, e lhes dá esperança maior para um futuro mais brilhante. Devemos investir nossa energia e recurso no desenvolvimento das habilidades morais dos nossos filhos. Nunca foi tão importante nutrir o caráter dos jovens – destaca a palestrante e autora americana Michele Borba, especialista em paternidade.
    Tal feito sinaliza que o CEL prioriza e aplica a Educação do Caráter em linha com o manual “11 Princípios para uma efetiva educação do Caráter”, da Character.org. Há mais de 28 anos essa ONG desenvolve, nos EUA, o caráter positivo dos jovens por meio de parcerias com escolas, famílias e comunidades para fornecer processos baseados em evidências de educação do caráter, suporte especializado e recursos profissionais.
  • O CEL já trabalhava com valores desde a sua fundação, há 50 anos, mas, no final de 2018, tivemos a oportunidade de conhecer a proposta da Educação do Caráter. A partir daí, tivemos o envolvimento de todos os nossos colaboradores, alunos e familiares – recorda May Chagas, diretora pedagógica do CEL.
    Coordenadora geral do Ensino Fundamental 2 do CEL, Adriana Litaiff aponta os frutos dessa conquista:
  • A certificação de Escola Nacional do Caráter vai muito além de ganhar um documento oficial e um selo da Character.org. É o reconhecimento de tudo que nós fazemos desde o início do CEL, colocando ensino de excelência e caráter como nossos pilares.

Até conquistar o certificado, o colégio percorreu uma longa estrada:

  • Foram muitas palestras, congressos, livros, cursos e muitas horas de dedicação para que pudéssemos colocar em prática todos os princípios nos quais a Educação do Caráter se baseia e conseguir envolver alunos, funcionários e famílias – continua Adriana.

No ano seguinte à implantação da metodologia de Educação do Caráter, mais precisamente no dia 1º de maio de 2019, o CEL conquistou o reconhecimento de duas práticas promissoras reconhecidas pela Character.org, outro feito inédito no Brasil.

Na ocasião, duas iniciativas do colégio reconhecidas pela ONG. A primeira foi a Campanha do Lacre, que arrecadou doações que foram revertidas em cadeiras de rodas para uma ONG no Rio. Tal gesto gerou solidariedade, a responsabilidade, e a cidadania.

A outra iniciativa foi a apresentação das equipes de limpeza em todas as quatro unidades. Esse gesto estimulou a solidariedade, a responsabilidade, e a cidadania.

  • O que mudou de 2018 para cá é que começamos a implementar a metodologia da Educação do Caráter de forma intencional e planejada para promover uma cultura sustentável do caráter, que beneficia não apenas nossos alunos, mas também toda a comunidade escolar – acrescenta Adriana.
    E quais os benefícios para os estudantes desde a implantação dessa metodologia?
  • Melhoria acadêmica, maior senso de responsabilidade, acolhida às diferenças, a empatia e, com tudo isso, passaram a ser pessoas melhores, mais humanas e felizes – finaliza May Chagas.
Rolar para cima

Portal Acadêmico

Para acessar o Portal Acadêmico insira seu usuário e senha.

Dúvidas? Envie um e-mail para: [email protected]

Portal acadêmico em manutenção.


No momento o serviço está fora do ar para uma manutenção obrigatória.
Agradecemos sua paciência enquanto realizamos as mudanças necessárias.

Nossa história

“O CEL nasceu de um grande ideal e de uma grande paixão pela educação. De uma paixão que antecede a minha própria história. História de Antônia Vargas Cuquejo, a avó do CEL. A grande avó que, além de educar, trazia sonhos contando histórias. Antônia Vargas Cuquejo, fundadora do CEL, ajudava a realizar os sonhos.

A história do CEL está, também, ligada à história da vida de Antônio Fernandes Cuquejo nosso querido fundador.

Falar do CEL é falar da pipa vermelha. A pipa é o símbolo do CEL.

É vermelha porque representa a ação, a luta, a coragem, o dinamismo, o sangue, o guerreiro, a força, a fé e o amor.

Quando idealizei a pipa como símbolo para o CEL estava pensando em educação. A pipa anseia por grandes voos, pela liberdade… Mas como é feita de material muito delicado não pode ser exposta sem cuidados. A pipa precisa ser resguardada das intempéries da vida. Precisa ser recolhida diante dos grandes perigos.”

“Aos quatorze anos, cheia de sonhos, comecei a trabalhar numa pequena escola. Alimentados os sonhos, apaixonei-me. Tornou-se, então, impossível libertar-me dessa paixão pela educação.

Cada vez mais acreditando, segui. Continuei… 

Então, o CEL nasceu. Nasceu há mais de três décadas. Nasceu numa casa no Jardim Botânico. Éramos, então, uma pequena constelação. Uma constelação de apenas treze estrelas, mas com uma marca muito forte. Uma marca determinada com direção ascendente.

É porque acreditamos tanto no CEL…

É porque cuidamos tanto do CEL…

Tenho certeza de que daqui a alguns anos, olharemos para o céu e, a olho nu, poderemos constatar uma nova constelação – A Pipa.

As estrelas são vocês, professores e alunos que tanto ajudaram a construir o CEL. Muito obrigada por tudo.” 

Eliete Baptista Lopes

Fundadora do colégio

Agende sua visita!