Momentos muito especiais em Tiradentes

Retomamos, em grande estilo, nossas atividades de campo com o Ensino Médio. Todas as turmas da 2ª Série embarcaram numa viagem rumo à histórica cidade de Tiradentes, em Minas Gerais.

Entre as atividades que promovemos foi uma gincana, na qual os alunos tinham que encontrar os pontos turísticos com a ajuda de um aplicativo. Também visitamos a Igreja Matriz de Santo Antônio, construída no século 18 e que está em um dos pontos mais altos da cidade, a Igreja do Rosário, inaugurada no século 18, pelos escravos, o Chafariz de São José, o Museu Padre Toledo, que reúne uma coleção de móveis, imagens e artefatos da época. Os sucessos do acervo desse museu ficam por conta de uma tela de São Mateus e um armário-estante, ambos pintados por Manoel da Costa Ataíde, um dos nomes da arte colonial.

Nossos alunos também conheceram mais da obra de Aleijadinho, da Arte Barroca, do Rococó, um movimento estético surgido na França do Século 18, no contexto do Iluminismo, e que faz a transição entre o barroco e o neoclassicismo.

Um dos momentos mais especiais da viagem a esta incrível cidade mineira foi a visita ao Lar de Idosos Abrigo Tiradentes. Na ocasião, nossos alunos levaram doações de artigos de higiene pessoal. E uma das alunas se disponibilizou a pintar as unhas de uma idosa. Uma troca muito significativa.

E uma viagem inesquecível.

Rolar para cima

Tour
Virtual

Escolha uma das nossas unidades, navegue livremente de forma virtual e conheça nossa incrível estrutura em um tour virtual de 360º!

Portal Acadêmico do Professor

Para acessar o Portal Acadêmico do Professor, insira seu usuário e senha.

Portal acadêmico em manutenção.


No momento o serviço está fora do ar para uma manutenção obrigatória.
Agradecemos sua paciência enquanto realizamos as mudanças necessárias.

Nossa história

“O CEL nasceu de um grande ideal e de uma grande paixão pela educação. De uma paixão que antecede a minha própria história. História de Antônia Vargas Cuquejo, a avó do CEL. A grande avó que, além de educar, trazia sonhos contando histórias. Antônia Vargas Cuquejo, fundadora do CEL, ajudava a realizar os sonhos.

A história do CEL está, também, ligada à história da vida de Antônio Fernandes Cuquejo nosso querido fundador.

Falar do CEL é falar da pipa vermelha. A pipa é o símbolo do CEL.

É vermelha porque representa a ação, a luta, a coragem, o dinamismo, o sangue, o guerreiro, a força, a fé e o amor.

Quando idealizei a pipa como símbolo para o CEL estava pensando em educação. A pipa anseia por grandes voos, pela liberdade… Mas como é feita de material muito delicado não pode ser exposta sem cuidados. A pipa precisa ser resguardada das intempéries da vida. Precisa ser recolhida diante dos grandes perigos.”

“Aos quatorze anos, cheia de sonhos, comecei a trabalhar numa pequena escola. Alimentados os sonhos, apaixonei-me. Tornou-se, então, impossível libertar-me dessa paixão pela educação.

Cada vez mais acreditando, segui. Continuei… 

Então, o CEL nasceu. Nasceu há mais de três décadas. Nasceu numa casa no Jardim Botânico. Éramos, então, uma pequena constelação. Uma constelação de apenas treze estrelas, mas com uma marca muito forte. Uma marca determinada com direção ascendente.

É porque acreditamos tanto no CEL…

É porque cuidamos tanto do CEL…

Tenho certeza de que daqui a alguns anos, olharemos para o céu e, a olho nu, poderemos constatar uma nova constelação – A Pipa.

As estrelas são vocês, professores e alunos que tanto ajudaram a construir o CEL. Muito obrigada por tudo.” 

Eliete Baptista Lopes

Fundadora do colégio

Agende sua visita!