Participação histórica na Rio Innovation Week

Fazemos parte do Sinergia Educação, o único grupo educacional presente ao Rio Innovation Week, o maior encontro de tecnologia, inovação e negócios da América Latina, no Pier Mauá, de 3 a 6 de outubro. Centenas de pessoas ficaram encantadas com o nosso estande, que trouxe atrações como espelho interativo, expedição da National Geographic, imersão em um castelo medieval de Inglês, ilhas com mini-jogos e um telefone que reconhece a grafia dos alunos. Logo no primeiro dia do evento, o nosso estande foi destaque na matéria do Jornal Nacional. Visite nossas redes sociais e veja o vídeo com a matéria.

Lucimar Motta, nossa diretora acadêmica, foi uma das palestrantes da Rio Innovation Week, abordando os temas ‘Educação e Tecnologia’.

– No livro “A educação está perdendo a corrida com a tecnologia?”, lançado recentemente, foram apresentados os resultados de testes de literacia e numeracia do PIAAC (Programa para Avaliação Internacional de Competências de Adultos), realizados pela IA. A partir dos resultados, especialistas apontam que, em 2026, a IA superará mais de 80% dos adultos da população humana mundial na realização desses testes. Os resultados dessa pesquisa trazem implicações importantes para a educação e para o mundo do trabalho. Olhando para a dimensão dessas questões, pode parecer que o caminho natural a seguir na escola seja a rápida introdução da tecnologia no cotidiano dos estudantes. Afinal, as profissões do futuro exigirão mão de obra qualificada. Mas estudantes e professores estão preparados para essa superexposição? – indaga Lucimar, que é bióloga e professora, doutora em Biofísica pela (UFRJ) e pela University of Georgia (EUA), além de especialista em Educação Especial e Inclusiva e em Gestão Escolar.

Segundo a diretora do Grupo Sinergia, dados mostram que os adolescentes já passam cerca de 44% do seu tempo de vigília utilizando telas para entretenimento, principalmente nas redes sociais.

– A taxa de crimes virtuais praticados por crianças e adolescentes ou que têm estes como vítimas cresce na ordem das centenas de vezes. Professores precisam aderir a recursos tecnológicos que mudam a todo instante e para os quais muitas vezes não são treinados, elevando as taxas de burnout nos docentes. Vemos a disseminação da tecnologia no espaço escolar, mas não nos parece que os benefícios estão superando os prejuízos – acrescenta a nossa diretora acadêmica.

Seguindo o mesmo raciocínio, Lucimar pergunta:

– Será que nós, professores, estamos mesmo perdendo a corrida? Será que a solução está em banir os dispositivos digitais da escola ou há caminhos possíveis para uma convivência frutífera? A boa notícia é que a resposta é sim. Há caminhos possíveis! Humanos que somos, precisamos saber que a nossa criação pode até superar o criador em alguns quesitos. A IA, criada e treinada por nós, pode tirar 10 no PIAAC (Programa para a Avaliação Internacional de Competências de Adultos), mas a essência humana, capaz de sentir, ser criativa e ter suas próprias ideias jamais será capturada pela máquina. Na Rio Innovation Week, refletimos sobre estas e outras questões acerca do papel da Tecnologia e da Inovação na construção de uma Educação Relevante para a sociedade do século 21 – acrescenta a diretora do Grupo Sinergia.

Rolar para cima

Tour
Virtual

Escolha uma das nossas unidades, navegue livremente de forma virtual e conheça nossa incrível estrutura em um tour virtual de 360º!

Portal Acadêmico do Professor

Para acessar o Portal Acadêmico do Professor, insira seu usuário e senha.

Portal acadêmico em manutenção.


No momento o serviço está fora do ar para uma manutenção obrigatória.
Agradecemos sua paciência enquanto realizamos as mudanças necessárias.

Nossa história

“O CEL nasceu de um grande ideal e de uma grande paixão pela educação. De uma paixão que antecede a minha própria história. História de Antônia Vargas Cuquejo, a avó do CEL. A grande avó que, além de educar, trazia sonhos contando histórias. Antônia Vargas Cuquejo, fundadora do CEL, ajudava a realizar os sonhos.

A história do CEL está, também, ligada à história da vida de Antônio Fernandes Cuquejo nosso querido fundador.

Falar do CEL é falar da pipa vermelha. A pipa é o símbolo do CEL.

É vermelha porque representa a ação, a luta, a coragem, o dinamismo, o sangue, o guerreiro, a força, a fé e o amor.

Quando idealizei a pipa como símbolo para o CEL estava pensando em educação. A pipa anseia por grandes voos, pela liberdade… Mas como é feita de material muito delicado não pode ser exposta sem cuidados. A pipa precisa ser resguardada das intempéries da vida. Precisa ser recolhida diante dos grandes perigos.”

“Aos quatorze anos, cheia de sonhos, comecei a trabalhar numa pequena escola. Alimentados os sonhos, apaixonei-me. Tornou-se, então, impossível libertar-me dessa paixão pela educação.

Cada vez mais acreditando, segui. Continuei… 

Então, o CEL nasceu. Nasceu há mais de três décadas. Nasceu numa casa no Jardim Botânico. Éramos, então, uma pequena constelação. Uma constelação de apenas treze estrelas, mas com uma marca muito forte. Uma marca determinada com direção ascendente.

É porque acreditamos tanto no CEL…

É porque cuidamos tanto do CEL…

Tenho certeza de que daqui a alguns anos, olharemos para o céu e, a olho nu, poderemos constatar uma nova constelação – A Pipa.

As estrelas são vocês, professores e alunos que tanto ajudaram a construir o CEL. Muito obrigada por tudo.” 

Eliete Baptista Lopes

Fundadora do colégio

Agende sua visita!