Procuramos sempre promover uma excelente formação aos nossos professores e, consequentemente, oferecer o melhor aos alunos. E, nos dias 6 e 7 de fevereiro, nossos docentes que ministram a disciplina Maker participaram, junto à coordenação e direção, de mais uma formação que agregou bastante valor. Foi a Oficina Imersiva da Little Maker.
Durante os dois dias, aconteceram atividades teórico-práticas na perspectiva:
Da Educação Infantil: Maker Explorador. O curso é estruturado em cima de 4 pilares principais: a Exploração, Autonomia, Materialização e Compreensão.
Dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Maker Criativo. O curso é estruturado em cima de 4 pilares principais: a Criatividade, Planejamento, Persistência e Descoberta.
Vice-diretora pedagógica do CEL, Priscila Resinentti celebrou os primeiros frutos desse curso:
- – Ver a equipe integrada, motivada e se sentindo segura para implementar novos projetos é o sonho de todo gestor. É indescritível ver o brilho nos olhos dos professores aprendendo e pensando o tempo todo em como essa formação pode reverberar nas práticas do cotidiano da sala de aula e aumentar a aprendizagem dos nossos estudantes. Os professores simularam aulas e, assim como as crianças terão a oportunidade durante o processo criativo, exploraram muitas ferramentas como, por exemplo, a impressora 3D, a cortadora a laser, a caneta 3D, a máquina de costurar, a micro retífica, os eletrônicos etc. Let ‘s do it!
Depois dessa experiência, Eduardo Levy, coordenador de Tecnologia do Grupo Sinergia Educação, aposta que 2024 será incrível para os nossos alunos:
- – Poder acompanhar e participar ativamente da formação pedagógica da Little Maker com nossos professores foi um aprendizado extra. Demonstraram ser uma equipe coesa e o quanto estão preparados para o início do projeto. Nas práticas pedagógicas, tiraram dúvidas da plataforma, fizeram análises críticas de alta qualidade, além de utilizar muita criatividade na resolução de problemas. Recebemos vários elogios não só da equipe da Little Maker mas, também, dos outros profissionais de instituições de ensino que estavam lá. Não há dúvidas de que o projeto Maker esse ano será um sucesso.
Coordenadora de Maker na nossa escola, Rosângela Nezi também saiu bastante feliz e animada desse curso:
- – Foi uma experiência incrível! Nossa equipe de professores demonstrou não apenas sua qualidade profissional, mas, também, toda a dedicação, motivação e segurança durante a implementação do projeto. Ver o entusiasmo, o engajamento e o empenho dos professores em aplicar o conhecimento adquirido no dia a dia da sala de aula é verdadeiramente gratificante. O ponto alto dessa capacitação foi a integração da equipe, que fortaleceu ainda mais o comprometimento com os objetivos do projeto. Estou ansiosa para ver como essas experiências irão impactar positivamente a aprendizagem dos nossos estudantes!
O professor Akira Okada também saiu encantado com tudo o que experimentou e vivenciou no curso:
- – Bom, desde o início dessa jornada para o treinamento da Little Maker, percebi muita maturidade e responsabilidade pela equipe pedagógica, do Sinergia e da Little Maker. Fui muito bem acolhido e orientado por todos os coordenadores e colegas Makers. Foram dias que contribuíram com o meu repertório de técnicas Makers e com diversas habilidades e conhecimentos. Mas, o mais importante, eu aprendi tudo isso me divertindo e rindo com meus colegas. A sintonia com todos foi plena e isso me fez ficar bem orgulhoso de estar na família CEL. A metodologia maker do CEL está acima de qualquer outra escola no Rio de Janeiro, pois é capaz de lidar com o aluno de forma integral. E não é um trabalho sem objetivos ou difusos, tudo é e foi bem organizado e discutido. A Little Maker também apresentou propostas incríveis para tornar a sala de aula muito mais interessante, lúdica e inspiradora. Enfim, obrigado, família CEL.
Nessa imersão, nossos professores tiveram a oportunidade de vivenciar os micromundos, cujas temáticas visam potencializar o aprendizado de forma significativa embasada no conceito de Aprendizagem Criativa. O tempo todo fomos desafiados a trazer a nossa história de vida com as memórias afetivas para que os nossos alunos tenham vínculo no processo de expressão e a criação de suas ideias e possam sonhar, inventar, explorar e entender que o erro também faz parte e é um passo para o acerto!
O acompanhamento será processual e possui a função de identificar os principais pontos de exploração que cada aluno tem desenvolvido dentro das oficinas, já que os caminhos são plurais e possibilitam a complexificação conforme seus pontos de interesse.